set
04
2014

A Culinária de Salvador e da Bahia

baiana de acarajé

baiana de acarajé

Sabe-se que existem duas vertentes na culinária baiana, a mais conhecida de origem africana e a mais consumida de origem portuguesa. No litoral e no recôncavo baiano predomina a culinária comporta por pratos e temperos africanos, tais como o leite de coco, a pimenta, o gengibre e o azeite de dendê. Estes ingredientes no Brasil são típicos da Bahia, nenhum outro estado os utiliza como os baianos.

O motivo da comida de origem africana estar presente no imaginário brasileiro quando falamos de gastronomia baiana é o fato de Salvador estar no litoral e recôncavo baiano. Assim, os meios de comunicação exploram mais esta característica local. Quando a imprensa refere-se à culinária baiana vemos sempre o acarajé, a moqueca, vatapá, cuscuz, cocada e outros pratos com temperos e ingredientes típicos africanos.

No resto do estado a culinária que predomina é a de origem portuguesa e misturados a chamada culinária sertaneja, sem azeite de dendê, como ensopados, guisados e outras iguarias. É claro, os temperos tem características do estado, um exemplo é a pimenta que o povo baiano adora em tudo!

Written by admin in: Sem categoria |

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia