jun
29
2013

Dia 02 de julho – dia da Independência da Bahia

No próximo dia 02 de Julho é comemorada a Independência da Bahia, data de extrema importância para os baianos e dia em que é considerado feriado no Estado. A Bahia é considerada precursora no movimento de independência do Brasil. O processo de independência na Bahia começou em 1821 acabou somente no dia 2 de julho de 1823 e não foi tranquilo, pelo contrário, teve batalhas sangrentas e episódios de força e luta. No estado baiano a data de comemoração de Independência do país é festejada em duas ocasiões: em 07 de setembro e em 02 de julho, data que marcou o fim do movimento de independência na Bahia.

No dia 02 de julho de 1823, quase um ano após ser decretada a Independência no Brasil, Portugal ainda permanecia em algumas províncias do país como em Salvador, e neste dia finalmente tropas do Exército e da Marinha do Brasil venceram o domínio português expulsando definitivamente Portugal de nosso país.

Como acontece todo ano, uma série de homenagens são feitas aos combatentes que tornaram esta data motivo de orgulho para todo o povo baiano. Em Salvador as comemorações iniciam com o tradicional desfile pela manhã, que sai do Largo da Lapinha por todo o Centro Histórico até o Largo do Campo Grande. No desfile estão os carros com a presença do Caboclo e da Cabocla. Além do desfile há a chegada do Fogo Simbólico e a Alvorada na Lapinha. Tudo com muita música e alegria do povo, que fielmente participa dos festejos. Além da capital Salvador, outros municípios do estado também tem comemorações neste dia.

1 Comentário »

  • geovania oliveira

    MINHA MÃE MARIA DA GLÓRIA OLIVEIRA SANTOS AQUI EM SÃO PAULO QUE TEMPOS ATRÁS DEIXOU PARENTES EM SALVADOR TAMBÉM COMEMORA A VITÓRIA DA BAHIA.

    VIVA À BAHIA!!!!!!!

    Comment | 2 de julho de 2013

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia