mai
12
2011

Em junho tem São João em Salvador

O Carnaval mal acabou em Salvador e a cidade já inicia os preparativos para a outra grande festa do estado baiano, a festa de São João que acontece em junho. Já é tradição na Bahia, assim como nos demais estados que fazem parte da Região Nordeste, as festas de São João. Oficialmente as festas juninas começam a partir do dia 13 de junho, quando é celebrado o dia de Santo Antônio e seguem até o final do mês, dia 29, dia de São Pedro. O auge da festa são os dias 23 e 24 de junho, datas de São João.

Na Bahia acontecem festas de São João em mais de 400 municípios. Durante as festas de São João, em Salvador o que mais se ouve é o ritmo do forró e as festas juninas invadem alguns pontos turísticos da cidade como o Centro Histórico de Salvador. No Pelourinho as ladeiras de paralelepipedos recebem o colorido das bandeirinhas. Os palcos para apresentação das bandas são montados no Terreiro de Jesus e nas praças do Pelourinho.  Além do animado ritmo do forró pé de serra, as quadrilhas com suas danças também garantem o espetáculo das festas de São João.

São João no Pelourinho

São João no Pelourinho

Outro ponto de Salvador que é invadido pela animação e alegria das festas juninas é a Praça Castro Alves. A praça serve de cenário para grandes shows de forró com artistas de renome nacional e do estado como Dominguinhos, Adelmário Coelho, Geraldo Azevedo e a Banda Estakazero. A programação oficial das festas de São João de 2011 em Salvador ainda não foi divulgada, mas com certeza, não faltará muito forró.

E não são somente a música e a dança os ingredientes das festas de São João na Bahia e em Salvador. A culinária típica das festas juninas também atrai a atenção de quem visita Salvador nesta época. Pratos típicos de São João são vendidos nas barraquinhas das festas e enchem os olhos e os estômagos de turistas e moradores. Dentre as delícias típicas do São João estão pé-de-moleque, mingaus, bolo de fubá, canjicas, pamonhas, milho verde e arroz doce Já as bebidas, as mais consumidas são os licores de todos os sabores como o de jenipapo, cacau, chocolate, laranja, jabuticaba, dentre outros.

Então comece desde já a se preparar para dançar muito forró e curtir todas as festas de São João na Bahia e em Salvador. Monte seu figurino caipira, arranje seu par e aproveite as festas juninas, aqui nesta terra, que se transforma num grande arraial durante o mês de junho!

Written by admin in: salvador | Tags:, , , ,

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia