jan
30
2014

Festa de Iemanjá Salvador

No próximo domingo dia 02 de fevereiro acontece a maior festa popular religiosa da Bahia, a Festa de Iemanjá. A rainha das águas, como é chamada na crença popular e no candomblé, é protetora dos pescadores e possui milhares de devotos. Na Bahia em Salvador as homenagens para Iemanjá são concentradas no bairro do Rio Vermelho onde existe a casa de Iemanjá.

A festa de Iemanjá é uma das mais antigas festas religiosas de Salvador e acontece desde o ano de 1923. Os antigos moradores do bairro do Rio Vermelho contam que na época a pesca estava enfraquecida e então alguns pescadores pediram ajuda a Iemanjá e desde então a tradição se manteve. Baianos e turistas festejam, celebram e homenageiam Iemanjá nesta data.

As homenagens iniciam de manhã bem cedo, às 5h com a alvorada de fogos e com a chegada do presente principal. Todo ano o presente oferecido pelos pescadores é uma surpresa. O público em geral também pode ofertar o presente à Iemanjá, deixando até no início da tarde, por volta das 15h, a oferenda na colônia de pescadores. Às 15h30 as embarcações saem para a entrega dos presentes.

Após as homenagens religiosas a Festa de Iemanjá continua com muita animação pelas ruas do Rio Vermelho. Em alguns grandes hotéis do bairro são realizadas festas privadas com feijoadas e shows de artistas famosos. Nas ruas barracas vendem comidas típicas como caldos, acarajé e Abará. A animação toma segue a noite a festa reúne centenas de turistas de todas as partes do mundo.

Festa de Iemanja Salvador

Festa de Iemanja Salvador

Written by admin in: salvador | Tags:

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia