jun
25
2014

As Igrejas de Salvador

DSC06504 (2)Há quem diga que a capital baiana tem uma igreja para cada dia do ano, somando 365 igrejas. Sabe-se que atualmente a cidade possui 372 igrejas distribuídas em Salvador.

As igrejas começaram a serem construídas a partir do século 16 e continuaram nos séculos 17 e 18. Muitos são templos históricos e também quatro basílicas.

Salvador foi a primeira capital do Brasil e ocupou este posto por anos, a cidade era o destino para as primeiras igrejas de ordem católica enviada para o Brasil. Os primeiros foram os Jesuítas e depois os Beneditinos, os Carmelitas e os Franciscanos.

Entre as principais igrejas está a Igreja Basílica de Nossa Conceição da Praia, fundada em 1549. O templo, que tem estilo barroco, conta com a única pintura de teto em 3D da América Latina. A Igreja da ordem Terceira de São Francisco, fundada em 1703 é uma das igrejas mais belas de Salvador. A fachada é de estilo barroco, construída sob técnicas que transmitem sensações visuais de profundidade e sombra. A estrutura interna conta com 400 quilos de ouro e azulejaria portuguesa. A Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, fundada em 1772 é a igreja mais popular da Bahia. A fachada é parcialmente coberta por azulejos. O interior do templo foi construído em estilo neoclássico e os portões são mundialmente conhecidos por serem revestidos de milhares de fitas do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia simbolizando a fé dos baianos e dos visitantes.

Written by admin in: Sem categoria |

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia