dez
10
2013

Igrejas Salvador

Há um velho ditado popular em Salvador que diz que a cidade possui uma igreja para cada dia do ano. Verdade ou não, é certo que se for levado em conta todos os templos religiosos, ou seja, de todas as religiões, Salvador terá bem mais que 365 igrejas. Mas falando aqui basicamente das igrejas católicas, dos templos que estão espalhados pelos diversos bairros da capital baiana, é possível que Salvador possua um número considerável de igrejas. Por isto, fica impossível falar de Salvador sem citar suas igrejas.

Um dos motivos que explica a quantidade de igrejas em Salvador está ligada a História, pois a cidade foi a primeira capital do país, isto ocasionou o surgimento das primeiras igrejas católicas terem sido erguidas em Salvador. Segundo os historiadores, alguns templos foram construídos no século 16, 17 e 18. Ainda sobre o surgimento das primeiras igrejas de Salvador há registros de que a Igreja Primitiva da Graça tenha sido o primeiro templo da cidade, construído ainda por Caramuru (o português Diogo Álvares Correia um dos primeiros desbravadores do Brasil que recebeu dos índios Tupinambás este apelido).

História à parte, as igrejas de Salvador são um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e não podem ficar de fora do seu roteiro. Dentre as mais conhecidas estão as igrejas Catedral Basílica, a Catedral de Salvador (Pelourinho Terreiro de Jesus), Igreja e Convento de São Francisco (Terreiro de Jesus), Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Pelourinho) e a  Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Largo do Bonfim), onde acontece todo ano a tradicional Lavagem do Bonfim.

Igrejas Salvador

Igrejas Salvador

 

 

Written by admin in: salvador | Tags:

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia