jan
09
2014

Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim

No próximo dia 16 de janeiro acontecerá uma das mais tradicionais festas de Salvador, a Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim. A festa acontece todo ano sempre na segunda quinta-feira após o Dia de Reis, festejado dia 6 de janeiro. Este ano pela primeira vez o evento terá uma novidade: a Arquidiocese de Salvador informou que os católicos irão participar da procissão à frente no cortejo com a chamada “Lavagem de Corpo e Alma”. O cortejo “Lavagem de Corpo e Alma” sairá com garrafinhas de água para benzer os participantes e terá como ponto de partida também a Igreja Conceição da Praia (bairro do Comércio) a partir das 8h.

A festa da Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim é famosa no mundo todo com turistas e soteropolitanos. Segundo historiadores a festa foi  originada na época da escravatura, quando os colonizadores portugueses e os escravos festejavam juntos a novena de Nosso Senhor do Bonfim. Na década de 60 com o crescimento do Turismo em Salvador a festa da Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim ganhou dimensões maiores e passou a concentrar uma multidão cada vez maior de participantes. Assim, a lavagem começou a ser realizada de forma simbólica do lado de fora da igreja com as portas fechadas devido a quantidade de pessoas.

A festa da Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim é uma excelente dica para conhecer as tradições do povo baiano e também se divertir, pois após a parte religiosa da festa há música e comidas típicas e bebidas.

Lavagem Nosso Senhor do Bonfim

Lavagem Nosso Senhor do Bonfim

 

 

 

Written by admin in: Sem categoria | Tags:

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia