mar
02
2013

Projeto Tamar

Quem viaja a Salvador Bahia não tem somente as atrações da capital à sua disposição. Os turistas que visitam Salvador podem também conhecer lugares próximos a capital que são paradas obrigatórias. Um destes lugares é a Praia do Forte, localizada a 70 quilômetros de Salvador no município de Mata de São João.

E dentre tantas atrações turísticas e belezas naturais, a Praia do Forte possui um importantíssimo motivo para ser visitada: o Projeto Tamar. Fundado em 1980 pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) o Projeto Tama tem como objetivo proteger cinco espécies de tartarugas marinhas pertencentes à costa brasileira. A Praia do Forte é a Sede nacional do Projeto Tamar e para visitar o local que está instalado em frente {a praia, o turista tem acesso a base e pode ver tanques e aquários que guardam exemplares da fauna marinha da região e de espécies de tartarugas marinhas.

A temporada de desova das tartarugas marinhas acontece entre setembro e março e neste período os biólogos e monitores do Projeto Tamar vigiam cerca de 30 quilômetros de praias, trechos entre as barras dos rios Jacuípe e Imbassaí. Quem desejar pode fazer visitas orientadas ao Projeto Tamar sendo que cada atividade tem seu dia e horário programado. Para entrar no projeto é cobrado ingresso.

A Praia do Forte possui aproximadamente 14 quilômetros de extensão e além do Projeto Tamar possui outras atrações como o Castelo Garcia d´Ávila, belas praias e inúmeras belezas naturais como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas em meio a Mata Atlântica e outros. Tudo isto, pode ser usufruído com muito conforto, já que a Praia do Forte conta com uma excelente estrutura turística.

O antigo vilarejo de pescadores hoje abriga várias pousadas e hotéis com ótimas estruturas e no centrinho da Vila estão diversos restaurantes e lojas. O turista que deseja conhecer a Praia do Forte e o Projeto Tamar pode chegar ao local saindo de Salvador pela estrada BA-092, chamada de Estrada do Coco. E quem estiver interessado em economizar, é bom saber que existem empresas rodoviárias que fazem este percurso diariamente com ônibus e vans, que inclusive partem da Rodoviária de Salvador.

 

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia