jul
28
2014

Saiba a História do nosso Pelourinho

1 - ruas pelourinho 2A história do Pelô, como é chamado carinhosamente, está diretamente ligada à história da capital baiana fundada em 1549. O local foi escolhido pelo primeiro governador do Brasil, Tomé de Sousa, por sua localização no alto e proximidade ao porto, sendo um local estratégico para a defesa da cidade.

Até o início do século vinte, o Pelourinho era um bairro nobre residencial e o centro administrativo e comercial. Foi a parti dos anos 50 que o bairro soteropolitano sofreu um forte processo de degradação. A cidade expandiu, se modernizou e as atividades econômicas foram transferidas para outros bairros de Salvador. Abandonado o bairro se tornou marginalizado e antro de prostituição e venda de drogas. Tornou-se moradia popular e ficou internacionalmente conhecido por sua intensa cultura negra.

Passaram-se três décadas e somente nos anos 80 o Pelourinho se tornou Patrimônio da Humanidade. Dez anos depois a região sofreu o processo de revitalização do Centro Histórico, desapropriando moradores e construção de bares, restaurantes e comércio. Transformou-se em um local de referência para a cultura baiana. Passou a atrair turistas nacionais e estrangeiros bem como artistas de diversas áreas.

Written by admin in: Sem categoria |

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia