jun
25
2014
0

As Igrejas de Salvador

DSC06504 (2)Há quem diga que a capital baiana tem uma igreja para cada dia do ano, somando 365 igrejas. Sabe-se que atualmente a cidade possui 372 igrejas distribuídas em Salvador.

As igrejas começaram a serem construídas a partir do século 16 e continuaram nos séculos 17 e 18. Muitos são templos históricos e também quatro basílicas.

Salvador foi a primeira capital do Brasil e ocupou este posto por anos, a cidade era o destino para as primeiras igrejas de ordem católica enviada para o Brasil. Os primeiros foram os Jesuítas e depois os Beneditinos, os Carmelitas e os Franciscanos.

Entre as principais igrejas está a Igreja Basílica de Nossa Conceição da Praia, fundada em 1549. O templo, que tem estilo barroco, conta com a única pintura de teto em 3D da América Latina. A Igreja da ordem Terceira de São Francisco, fundada em 1703 é uma das igrejas mais belas de Salvador. A fachada é de estilo barroco, construída sob técnicas que transmitem sensações visuais de profundidade e sombra. A estrutura interna conta com 400 quilos de ouro e azulejaria portuguesa. A Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, fundada em 1772 é a igreja mais popular da Bahia. A fachada é parcialmente coberta por azulejos. O interior do templo foi construído em estilo neoclássico e os portões são mundialmente conhecidos por serem revestidos de milhares de fitas do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia simbolizando a fé dos baianos e dos visitantes.

Written by admin in: Sem categoria |
jun
18
2014
0

O turismo na capital baiana durante a Copa do Mundo 2014

545Segundo o Ministério do Turismo, a cidade de Salvador espera durante a Copa do Mundo 2014 cerca de 70 mil turistas nacionais e estrangeiros. A Secretaria de Turismo da Bahia estima que os turistas devam gastar cerca de R$ 800,00 milhões na capital baiana. Para isso o governo investiu R$6 milhões em capacitação para 10 mil pessoas em diferentes áreas do turismo.

Entretanto, o número de turistas confirmados até agora são de 23 mil turistas. Número bastante inferior. Fatores como greves, movimentos paredistas, falta de segurança, falta de vôos internacionais e preços altos, contribuíram para a diminuição do número de turistas.

A ocupação dos hotéis é considerada suficiente segundo o vice presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares, Silvio Pessoa. Entre os dias 12 a 17, e 19 a 21 de junho, a ocupação dos hotéis é de 90%. Mas no período entre os jogos, o percentual cai para a metade.  Lembrando que muitos turistas continuam na Bahia, porém conhecendo outros locais como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Porto Seguro e Chapada Diamantina.

Written by admin in: Sem categoria |
jun
10
2014
0

Salvador terá reforço na segurança durante a Copa do Mundo

1 qualquer foto salvadorFaltam apenas dois dias para a Copa do Mundo 2014 e a capital baiana já está prepara para recebê-la. Há duas semanas a cidade recebeu reforços para garantir a segurança durante a competição.

A guarda marítima da capital será feita pela fragata Niterói, da Marinha brasileira, o navio de guerra defenderá a costa junto a mais cinco navios e onze embarcações subordinadas. O objetivo é monitorar o tráfego de embarcações nas áreas litorâneas das cidades sedes da Copa. Os navios estarão equipados com radares e sensores para a vigilância aérea e submarina, além de armamentos como míssil antinavio, antiaéreo, e foguetes antisubmarino.

Além da Marinha, o Exército e a Aeronáutica também recebeu reforços, totalizando 2.300 militares. As tropas irão trabalhar juntamente a Polícia Civil, Militar, Rodoviária, órgãos de transito e a Guarda Municipal.

Tropas também serão enviadas às cidades de Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro e São João. Estas cidades serão sedes das seleções da Alemanha, Croácia e Suíça.

 

Written by admin in: Sem categoria |

Copyright © Salvador da Bahia