jul
28
2014
0

Saiba a História do nosso Pelourinho

1 - ruas pelourinho 2A história do Pelô, como é chamado carinhosamente, está diretamente ligada à história da capital baiana fundada em 1549. O local foi escolhido pelo primeiro governador do Brasil, Tomé de Sousa, por sua localização no alto e proximidade ao porto, sendo um local estratégico para a defesa da cidade.

Até o início do século vinte, o Pelourinho era um bairro nobre residencial e o centro administrativo e comercial. Foi a parti dos anos 50 que o bairro soteropolitano sofreu um forte processo de degradação. A cidade expandiu, se modernizou e as atividades econômicas foram transferidas para outros bairros de Salvador. Abandonado o bairro se tornou marginalizado e antro de prostituição e venda de drogas. Tornou-se moradia popular e ficou internacionalmente conhecido por sua intensa cultura negra.

Passaram-se três décadas e somente nos anos 80 o Pelourinho se tornou Patrimônio da Humanidade. Dez anos depois a região sofreu o processo de revitalização do Centro Histórico, desapropriando moradores e construção de bares, restaurantes e comércio. Transformou-se em um local de referência para a cultura baiana. Passou a atrair turistas nacionais e estrangeiros bem como artistas de diversas áreas.

Written by admin in: Sem categoria |
jul
23
2014
0

O que fazer em Salvador

DSC06470 (2)A capital baiana é internacionalmente conhecida por suas belas praias, paisagens e pela alegria do povo baiano. Salvador tem muitas opções para os turistas que vão muito além das praias. A cidade oferece inúmeros restaurantes com comidas típicas e diversos pontos turísticos históricos, além de passeios nas praias próximas.
A Zulu Turismo selecionou os principais passeios que os turistas que vão à Salvador costumam procurar. São opções dentro e fora da cidade, sendo três city tour e dois passeios fora de Salvador.
City Tour Histórico – o passeio faz visitas ao Farol da Barra, a praia do Porto da Barra, a Ladeira da Barra e sua vista panorâmica. Visita o Corredor da Vitória e seus prédios históricos, visita externa ao Teatro Castro Alves, praças e o Pelourinho.
City Tour Panoramico – visita ao Farol da Barra, o Dique do Tororó e sua cultura com estátuas dos orixás do Candomblé, a Cidade Baixa, arena Fonte Nova. Visita a Igreja e praia da Penha, Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, o Mercado Modelo e outros pontos.
City Tour Praias de Salvador – o passeio segue a Orla de Salvador e visita a praia do Porto da Barra, praia da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Jardim de Alah, Patamares, Itapuã, Aleluia, Flamengo e Ipitanga.
Praia do Forte – São 68km ao norte de Salvador. A praia é belíssima e tem uma vila muito charmosa. Visitamos ainda o Projeto de Proteção e Preservação das Tartarugas Marinhas (R$16,00). O passeio segue até a Praia de Guarajuba onde é feito o almoço. No final da tarde retorna a Salvador.
Morro de São Paulo – é um passeio até o arquipélago de Tinharé, onde está localizado Morro de São Paulo. O trajeto é feito em águas tranqüilas, atravessando a Baía de Todos os Santos e seguindo de micro ônibus em Itaparica até o ponto mais próximo a ilha onde é feita a travessia de 20 minutos de lancha rápida. Morro de São Paulo é o terceiro ponto turístico mais visitado da Bahia, vale à pena a visita.

Written by admin in: Sem categoria |
jul
15
2014
0

Copa do Mundo 2014 fortalece o turismo no Brasil

Elevador Lacerda - Salvador da Bahia

Elevador Lacerda – Salvador da Bahia

A Copa do Mundo 2014 sediada no Brasil acabou e deixou saudade. Muito além das expectativas foi considerado um sucesso. Segundo uma pesquisa feita pela BBC da Inglaterra, a Copa de 2014 foi considerada a melhor Copa de todos os tempos.
Agora a Copa deixou como seu legado o fortalecimento do turismo em nossas terras. Durante a primeira etapa dos jogos, as cidades sede tiveram 90% de ocupação nos dias de jogos e na véspera. As cidades que tiveram maior ocupação foi Rio de Janeiro e Salvador. Durante a primeira fase a capital baiana recebeu torcidas da Espanha, Alemanha, Portugal, Holanda, Suíça França, Bósnia e Irã. Nas oitavas e quartas de final Salvador recebeu visitantes dos Estados Unidos, Bélgica, Costa Rica e mais uma vez recebeu a animada torcida da Holanda.
A invasão de turistas estrangeiros movimentou não somente os hotéis, como bares, restaurantes e lojas. Salvador recebeu 70 mil estrangeiros que puderam conhecer melhor a cultura da Bahia e suas pelas paisagens. Importantes emissoras de televisão, internacionalmente reconhecidas, como a CNN, documentaram diversos atrativos de Salvador e do interior do estado. Locais como Chapada Diamantina, Morro de São Paulo, Boipeba, Trancoso, Praia do Forte, Itacaré, e diversos outros paraísos da Bahia.
Outro local que ficou em evidencia durante a Copa, não apenas no Brasil como no mundo, foi a pequena cidade de Cabrália. A cidade está próxima a Porto Seguro, no sul da Bahia e ficou mundialmente conhecida por ter sido escolhida pela seleção alemã como sua casa no Brasil.

Written by admin in: Sem categoria |
jul
07
2014
0

Holandeses mais uma vez invadem Salvador

Onibus-holandes-De volta à capital baiana, os holandeses fizeram uma grande festa no Centro Histórico de Salvador. No último final de semana repetiram a animação da primeira fase da Copa do Mundo.

Mesmo com o tempo nublado os visitantes da Holanda fizeram a maior festa antes do Jogo com a Costa Rica que os classificou para a semifinal contra a Argentina. A torcida da Laranja Mecânica, como é conhecida a seleção holandesa, é formada por mais de três mil torcedores.

No figurino laranja dos torcedores encontramos bandeiras, macacos, perucas e inúmeros adereços criativos tornando a festa ainda mais animada. Os holandeses animaram as ruas de Salvador e ganharam a simpatia dos baianos. O clima legal e descontraído ajudou a aliviar a tensão e o nervosismo antes do jogo.

O primeiro jogo da Holanda em Salvador os holandeses tiveram sorte com um placar bastante folgado em cima da Espanha – campeã da Copa do Mundo de 2010, na África. O fogo do final de semana também foi a favor da Holanda em cima da Costa Rica e marcando fim da participação de Salvador na Copa do Mundo 2014.

Written by admin in: Sem categoria |

Copyright © Salvador da Bahia