mai
09
2011

Elevador Lacerda – um dos cartões-postais de Salvador

Quando se fala em Salvador, logo vem à cabeça a imagem das praias, do Carnaval e das inúmeras atrações que a cidade possui. Mas uma em especial identifica Salvador, o Elevador Lacerda. A imagem do Elevador é uma marca registrada da cidade de Salvador e figura garimpada em todas as revistas, jornais e matérias quando o assunto é a capital dos baianos. Mais do que um cartão postal, imponente, o Elevador Lacerda simboliza a cidade e sua história faz parte da história de Salvador.

Elevador Lacerda
Elevador Lacerda

Sua torre mede 72 metros de altura e possui quatro cabines (a um e a dois existentes desde a inauguração) e a três e a quatro foram construídas em 1930. Cada viagem do elevador dura em média 30 segundos e custa R$ 0,25. Com capacidade para 120 pessoas, o Elevador Lacerda é usado diariamente por um público de 20 mil, e não representa somente um dos pontos turísticos de Salvador. Localizado na Praça Cayru no bairro do Comércio, serve de ligação e acesso entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O Elevador começou a ser construído em 1869, mas a inauguração foi somente no ano de 1873. O projeto foi do engenheiro baiano Augusto Frederico de Lacerda. Mas o Elevador Lacerda não foi batizado com este nome. Sua primeira denominação era “Elevador Hidráulico da Conceição da Praia”, sendo chamado de Elevador Lacerda em 1896.

Durante sua história até os dias de hoje, o Elevador Lacerda passou por quatro restaurações e reformas: em 1906 foi instalada a parte elétrica, em 1930 construída uma nova torre e instalados mais dois elevadores, no ano de 1980 o Elevador passou por uma manutenção em sua estrutura de concreto e em 1997 teve manutenção em suas instalações elétricas. A última restauração aconteceu em 2002, quando o Elevador Lacerda ganhou uma nova iluminação noturna e janelas panorâmicas, de onde se vê o lindo visual da Cidade Baixa de Salvador, onde está o Mercado Modelo e as águas tranqüilas da Baía de Todos os Santos. O visual que já era deslumbrante ficou ainda mais bonito.

O belo visual do Elevador Lacerda

O belo visual do Elevador Lacerda

 Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 1996, o Elevador Lacerda é visitado pelos milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que conhecem Salvador e serve de cenário para registrar a viagem destes turistas pela capital baiana. Não deixe de fora do roteiro uma visita ao Elevador Lacerda, afinal ele é um dos principais cartões-postais de Salvador e possui um das mais belas paisagens com vista panorâmica da Cidade Baixa.

Written by admin in: salvador | Tags:, , ,

2 Comentários »

  • rafa

    noossa que lindo eu ficaria orgulhosa em ser bahian com essa imagens

    Comment | 1 de maio de 2012
  • josafa

    Fico muito feliz de fazer parte deste povo lindo qe o baiano parabem salvador por nois propocionar estas lindas imagem nase na igomadera mais hoge vivo em sao paulo

    Comment | 9 de agosto de 2013

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia