dez
04
2013

Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes

Salvador é marcado pelas festas que envolvem religião e cultura. Uma destas festas, que une a religião e o profano, é a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes realizada todo ano nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. A festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é dividida em suas partes com duas grandes procissões marítimas com a participação de centenas de embarcações.

No dia 31 de dezembro, dia da primeira procissão, a Galeota Gratidão do Povo  leva a imagem do Nosso Senhor dos Navegantes do Largo da Boa Viagem até a Basílica da Conceição da Praia, no Comércio. O percurso é feito pelas águas da Baía de Todos-os-Santos.No segundo dia de celebração da festa, dia 1º de janeiro, as embarcações fazem o percurso contrário, retornando com a imagem ao templo do Largo da Boa Viagem.

A Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é uma das mais tradicionais da Bahia e segundo historiadores, a celebração tem origem portuguesa e teve início por volta de 1750, quando foi construída a igreja ao Bom Jesus dos Navegantes. Além da participação dos soteropolitanos, os turistas também celebram e comemoram. Quando encerra parte religiosa da festa, fiéis e turistas comemoram juntos. Com muita animação e regados a música, o Largo da Boa Viagem, fica repleto de barraquinhas que comercializam bebidas e comidas típicas.

Apesar da parte final da Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes ser comemorada no primeiro dia do ano, quando a maior parte das pessoas enfrentam uma “ressaca” da noite do Reveillon, mesmo assim, os soteropolitanos não abandonam a tradição e comparecem em peso para celebrar o Senhor Bom Jesus dos Navegantes.

Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes

Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes

Written by admin in: salvador | Tags:

1 Comentário »

  • Muita coisa.Não gostei 😉

    Comment | 16 de agosto de 2016

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia