A Cultura de Salvador
A Bahia tem uma cultura muito diversificada dentro do Brasil. Também tem um belíssimo acervo muito rico de obras arquitetônicas e religiosas em Salvador. Tem as mais típicas manifestações culturais populares, assim como a música cujo gênero musical é o Axé, que surgiu por volta dos anos 80, nas manifestações populares do carnaval de Salvador, cuja sua mistura é o maracatu, frevo, reggae, forró e calipso. O termo “Axé” vem da saudação religiosa do Candomblé e Umbanda que quer dizer energia positiva.
Candomblé em Salvador | Iemanja no Rio Vermelho de Salvador |
A dança também provém dos negros africanos, praticada no “samba de roda”, denominada capoeira, com seus movimentos ágeis, que mexe o corpo todo, mistura de dança e de luta. O maculelê segue o mesmo rítimo da dança agregada na dança com bastões e facão. A diferença entre as outras lutas é que a capoeira tem todo aquele toque mágico, pois a música vem dos instrumentos artesanais como o berimbau, pandeiro e atabaque. Por volta de 1870, as baianas começaram a migrar para o sudeste procurando emprego, faziam festas e dançavam com roda de samba, para vender os famosos “acarajés” e gamelas feitas de madeira. A dança de roda foi o que deu origem para o samba dos cariocas.
Capoeira no Pelourinho de Salvador | Baianas no Candomblé |
O Candomblé é uma das mais fortes expressões culturais baianas. Esta religião faz parte da história, está no sangue do povo.
É possível assistir à cerimônias religiosas tradicionais nos terreiros de candomblé , participando também das homenagens divinas aos santos como Iemanjá, Ogun ou Xangô.
A Bahia é a terra de todos os santos, ritos e mitos.
As suas características próprias, provém da rica miscigenação entre índios, o português colonizador e o negro da Angola, que foi feito escravo durante muito tempo.