abr
25
2011

Visite o Pelourinho em Salvador

É praticamente impossível falar de Salvador, sem citar o Pelourinho. Situado dentro do Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho traduz toda a cultura e alma baiana. Pelas ladeiras e estreitas ruas de paralelepípedos estão retratados parte da história de Salvador, os costumes do povo da Bahia e toda a arte desta terra. Parada obrigatória para quem visita Salvador, o Pelourinho ou “Pelô”,como é chamado pelos soteoropolitanos, concentra além de atividades culturais, uma ótima estrutura com hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e roupas e galerias de arte.

A arte do Pelourinho

A arte do Pelourinho

Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Ali estão todas as manifestações culturais da Bahia. Em cada esquina encontra-se algo novo e inusitado. Rodas de capoeira, mulheres trançando o cabelo de turistas, o batuque dos tambores do Olodum, das meninas da Diná ou ainda de outros grupos folclóricos que usam o Pelourinho como palco para apresentar sua arte. Visitar o Pelourinho é uma ótima maneira de conhecer e entender toda a cultura da Bahia.

Se antigamente o lugar era motivo de sofrimento, pois a expressão “pelourinho” era designada como o local onde os senhores de engenho castigavam os escravos hoje é pura alegria. É o espaço democrático, onde todos tem o direito de manifestar-se e de viver livremente, sem amarras.

Ladeiras do Pelourinho

Ladeiras do Pelourinho

Para quem deseja ir mais além de uma visita, saiba que no Pelourinho estão um dos melhores hotéis de Salvador. Um destes é o Hotel Convento do Carmo, o primeiro hotel histórico de luxo da cidade. Com uma completa infraestrutura o Convento do Carmo é uma excelente opção para quem busca conforto, aliando a sofisticação e história. Outras dicas interessantes de hospedagem no Pelourinho, são os hotéis Villa Bahia, próximo a Igreja de São Francisco e que homenageia os navegadores portugueses em suas instalações e ainda a Pousada Solar das Artes, que combina arte com conforto.

Já para quem gosta de conhecer novos sabores e experimentar novos temperos, o Pelourinho reserva bons restaurantes e um destes, bem típico, é o Cravinho. Localizado no Terreiro de Jesus, o Cravinho oferece aos visitantes cerca de 30 misturas diferentes de bebidas e deliciosos petiscos como a moela frita. Outra alternativa que vale a pena conhecer é o Restaurante Maria Mata Mouro, abrigado num casarão do século 17, situado na Rua da Ordem Terceira. Com requinte e tradição, o restaurante tem no cardápio opções de gastronomia contemporânea e culinária típica baiana. Vale a pena experimentar!

O Pelourinho é tudo isso e muito mais. Mas para entender o seu significado é preciso conhecê-lo. É preciso andar por suas ruas e sentir a magia que emana do lugar. Por isso, quando estiver em Salvador não deixe de fazer uma visita ao Pelourinho. Você vai se apaixonar.

 

Nenhum Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia