mai
01
2011

Salvador é também arte e cultura

Salvador é a cidade das diversidades culturais. A capital da Bahia, um dos destinos turísticos mais visitados do país, além de reunir belas paisagens naturais, um rico patrimônio histórico, a apimentada gastronomia típica e muitas outras atrações, oferece aos turistas diversos eventos culturais. Como toda grande cidade, Salvador possui teatros e espaços culturais, onde estão retratadas todas as artes: dança, música, teatro e artes visuais. Quem visita Salvador tem a oportunidade e o privilégio de desfrutar de vários eventos artísticos.

A variedade e a diversificação cultural em Salvador são uma atração a parte. O turista pode escolher um leque de programação cultural à disposição nos espaços culturais da cidade. O roteiro cultural em Salvador vai além do que visitar o Centro Histórico e o Pelourinho para conferir o batuque contagiante do Olodum. A adoração pelos orixás do candomblé, as danças típicas e os costumes enchem os olhos dos visitantes no teatro Miguel Santana (Pelourinho) com o Show Folclórico da Bahia. Mas a cultura em Salvador não é somente música e dança. Envolve arte e magia. Encanta e apaixona.

Casa Jorge Amado

Casa Jorge Amado

São exposições de arte retratadas em peças de antiguidades, imagens sacras, em objetos que fazem parte do cotidiano dos baianos, em quadros de pintura assinados por renomados artistas nacionais e estrangeiros ou em mostras fotográficas. A arte está em bibliotecas, museus, espaços culturais, teatros e em cada canto da cidade. São muitas as opções e dicas culturais para serem conferidas em Salvador, principalmente no que diz respeito às artes visuais. Dentre os locais para serem visitados estão o Museu de Arte Sacra (Ladeira de Santa Tereza), Museu da Cidade (Pelourinho), Fundação Casa Jorge Amado (Centro Histórico) e muitos outros.

E o melhor é que o turista tem a oportunidade de apreciar toda esta cultura em Salvador de forma gratuita já que a maior parte das exposições artísticas na cidade não cobra entrada. Se programe quando estiver em Salvador e visite algumas destas exposições culturais e além de usufruir de todos os encantos e atrações desta cidade abençoada por todos os santos, tome um banho de cultura. Seguem algumas dicas de exposições em cartaz na cidade:

– “Bahia – Litoral e Sertão”: imagens do início do século XX retratam a relação econômica e social entre o litoral e o sertão baiano. No Museu Tempostal (Pelourinho), até 30 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.

– “Grito! Ano Mundial da Árvore”: fotos, relevos, esculturas do artista Frans Krajcberg. Peças confeccionadas em cipó e troncos de madeira queimada, retiradas diretamente de florestas onde houve depredação, além de relevos e fotos. Na Sala de Arte Contemporânea (Palacete das Artes Rodin Bahia) até 05 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado, domingo e feriado das 13h às 17h. Entrada franca

-“Life Style”: exposição de trabalhos do artista israelense David Gerstein. São obras sobre diversos temas decorrentes de elementos encontrados no meio ambiente e com estilo definido como pós-arte. No Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória) até 19 de junho, de terça a sexta-feira, das 14h às 19h, sábado e domingo, das 14h30 às 18h30. Entrada franca.

 

Written by admin in: salvador | Tags:, , , ,

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário

Copyright © Salvador da Bahia