mai
14
2011
1

GP Bahia de Stock Car em Salvador já tem data certa

Os apaixonados pela velocidade em Salvador já podem começar a se preparar, pois o Grande Prêmio Bahia de Stock Car 2011 já tem data confirmada. Será dia 04 de setembro a data de realização da principal prova de rua da maior categoria do automobilismo brasileiro. O palco da emoção serão as ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador.

Realizada pelo terceiro ano consecutivo em Salvador, o GP Bahia de Stock Car é promovido pelo Governo da Bahia por meio da Bahiatursa e foi firmado por cinco temporadas. Em sua última edição, no ano de 2010, a prova impulsionou o turismo e a economia do estado. Salvador recebeu um público de aproximadamente 45 mil torcedores, que aumentou em cerca de 20% a ocupação dos hotéis em Salvador. Diversos turistas de outros estados do país e também do interior do estado movimentaram a capital baiana durante os dias que antecederam a realização da prova. O que significou um aumento no movimento dos restaurantes, bares e outros setores de serviço da cidade e representou recursos na ordem de R$ 18 milhões na economia de Salvador.

Além de todos estes benefícios, o GP Bahia de Stock Car coloca a capital dos baianos em projeção nacional e internacional, já que a corrida é transmitida por importantes emissoras de televisão. A prova da Bahia será a oitava etapa do calendário da Stock Car de 2011. A paixão desta que é considerada a maior categoria do automobilismo brasileiro, teve início em 1979 com a primeira realização de uma prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car. A corrida aconteceu no Autódromo de Tarumã, no município de Viamão no Rio Grande do Sul. O primeiro campeão foi o piloto Affonso Giaffone. Em 2000 a Stock Car passou a ser administrada pela empresa Vicar e então se tornou mais profissional e passou a contar com diversos patrocínios, parcerias e hoje possui cerca de 90 empresas envolvidas na organização do evento. Em 2011, o GP de Stock Car está em sua 33ª temporada.

Written by admin in: salvador | Tags:, ,
mai
12
2011
0

Em junho tem São João em Salvador

O Carnaval mal acabou em Salvador e a cidade já inicia os preparativos para a outra grande festa do estado baiano, a festa de São João que acontece em junho. Já é tradição na Bahia, assim como nos demais estados que fazem parte da Região Nordeste, as festas de São João. Oficialmente as festas juninas começam a partir do dia 13 de junho, quando é celebrado o dia de Santo Antônio e seguem até o final do mês, dia 29, dia de São Pedro. O auge da festa são os dias 23 e 24 de junho, datas de São João.

Na Bahia acontecem festas de São João em mais de 400 municípios. Durante as festas de São João, em Salvador o que mais se ouve é o ritmo do forró e as festas juninas invadem alguns pontos turísticos da cidade como o Centro Histórico de Salvador. No Pelourinho as ladeiras de paralelepipedos recebem o colorido das bandeirinhas. Os palcos para apresentação das bandas são montados no Terreiro de Jesus e nas praças do Pelourinho.  Além do animado ritmo do forró pé de serra, as quadrilhas com suas danças também garantem o espetáculo das festas de São João.

São João no Pelourinho

São João no Pelourinho

Outro ponto de Salvador que é invadido pela animação e alegria das festas juninas é a Praça Castro Alves. A praça serve de cenário para grandes shows de forró com artistas de renome nacional e do estado como Dominguinhos, Adelmário Coelho, Geraldo Azevedo e a Banda Estakazero. A programação oficial das festas de São João de 2011 em Salvador ainda não foi divulgada, mas com certeza, não faltará muito forró.

E não são somente a música e a dança os ingredientes das festas de São João na Bahia e em Salvador. A culinária típica das festas juninas também atrai a atenção de quem visita Salvador nesta época. Pratos típicos de São João são vendidos nas barraquinhas das festas e enchem os olhos e os estômagos de turistas e moradores. Dentre as delícias típicas do São João estão pé-de-moleque, mingaus, bolo de fubá, canjicas, pamonhas, milho verde e arroz doce Já as bebidas, as mais consumidas são os licores de todos os sabores como o de jenipapo, cacau, chocolate, laranja, jabuticaba, dentre outros.

Então comece desde já a se preparar para dançar muito forró e curtir todas as festas de São João na Bahia e em Salvador. Monte seu figurino caipira, arranje seu par e aproveite as festas juninas, aqui nesta terra, que se transforma num grande arraial durante o mês de junho!

Written by admin in: salvador | Tags:, , , ,
mai
11
2011
0

Perto de Salvador está todo conforto e badalação da Costa do Sauípe

Para quem gosta de uma excelente infraestrutura, aliada a muito conforto e belas paisagens naturais o lugar ideal para conhecer é a Costa do Sauípe, na Bahia. A Costa do Sauípe está localizada no litoral norte baiano a apenas 76 quilômetros de Salvador, na chamada Costa dos Coqueiros.

Complexo hoteleiro ou condomínio particular de resorts, a Costa do Sauípe foi criada em dezembro de 2000 numa paisagem paradisíaca da Bahia, numa área de 176 hectares e num trecho de aproximadamente oito quilômetros de praia que envolve um imenso coqueiral, lagoas e reservas preservadas da mata atlântica. A Costa do Sauípe funciona como um distrito litorâneo pertencente ao município de Mata de São João. Tudo isto conciliado com uma megaestrutura composta por resorts internacionais e pousadas. 

Ao todo são cinco resorts de luxo e seis pousadas. Cada empreendimento possui sua própria estrutura formada por excelentes instalações com completas áreas de lazer com serviços como restaurantes e piscinas. Mas além das infraestruturas dos resorts e das pousadas, os turistas tem à disposição o clube exclusivo do Complexo da Costa do Sauípe, onde encontram-se o campo de golfe de 18 buracos, base náutica, parque rural, espaço de recreação para crianças, centro de tênis com 15 quadras, bares, restaurantes, lojas e outras opções de lazer.

Além de usufruir de toda a estrutura do Complexo os hóspedes dos resorts da Costa do Sauípe podem também apreciar excelentes eventos. O mais famoso destes, sem dúvida, é o Brasil Open, uma competição mundial de Tênis; o Sauípe Folia; o Sauípe Fest e vários torneios esportivos realizados durante o ano todo como de golfe e de surf. Todos reúnem muita animação, gente bonita e badalação.

Costa do Sauípe
Costa do Sauípe

Se estiver de férias em Salvador, agende um tempinho em seu roteiro pela Bahia e confira de pertinho toda esta estrutura de lazer e beleza que a Costa do Sauípe oferece. Depois de curtir todas as festas de Salvador, de conferir as atrações e de conhecer as belas praias da cidade como a Praia da Ondina, da Armação, dentre outras, reserve um tempinho, se programe e venha conhecer a Costa do Sauípe Já pensou em desfrutar de toda estrutura num lugar calmo e com uma natureza deslumbrante? O lugar perfeito para ser visitado em qualquer época do ano, já que na Bahia a maior parte do tempo é verão e o clima quente com o sol reinando absoluto!

Written by admin in: salvador | Tags:, , , , ,
mai
09
2011
2

Elevador Lacerda – um dos cartões-postais de Salvador

Quando se fala em Salvador, logo vem à cabeça a imagem das praias, do Carnaval e das inúmeras atrações que a cidade possui. Mas uma em especial identifica Salvador, o Elevador Lacerda. A imagem do Elevador é uma marca registrada da cidade de Salvador e figura garimpada em todas as revistas, jornais e matérias quando o assunto é a capital dos baianos. Mais do que um cartão postal, imponente, o Elevador Lacerda simboliza a cidade e sua história faz parte da história de Salvador.

Elevador Lacerda
Elevador Lacerda

Sua torre mede 72 metros de altura e possui quatro cabines (a um e a dois existentes desde a inauguração) e a três e a quatro foram construídas em 1930. Cada viagem do elevador dura em média 30 segundos e custa R$ 0,25. Com capacidade para 120 pessoas, o Elevador Lacerda é usado diariamente por um público de 20 mil, e não representa somente um dos pontos turísticos de Salvador. Localizado na Praça Cayru no bairro do Comércio, serve de ligação e acesso entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O Elevador começou a ser construído em 1869, mas a inauguração foi somente no ano de 1873. O projeto foi do engenheiro baiano Augusto Frederico de Lacerda. Mas o Elevador Lacerda não foi batizado com este nome. Sua primeira denominação era “Elevador Hidráulico da Conceição da Praia”, sendo chamado de Elevador Lacerda em 1896.

Durante sua história até os dias de hoje, o Elevador Lacerda passou por quatro restaurações e reformas: em 1906 foi instalada a parte elétrica, em 1930 construída uma nova torre e instalados mais dois elevadores, no ano de 1980 o Elevador passou por uma manutenção em sua estrutura de concreto e em 1997 teve manutenção em suas instalações elétricas. A última restauração aconteceu em 2002, quando o Elevador Lacerda ganhou uma nova iluminação noturna e janelas panorâmicas, de onde se vê o lindo visual da Cidade Baixa de Salvador, onde está o Mercado Modelo e as águas tranqüilas da Baía de Todos os Santos. O visual que já era deslumbrante ficou ainda mais bonito.

O belo visual do Elevador Lacerda

O belo visual do Elevador Lacerda

 Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 1996, o Elevador Lacerda é visitado pelos milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que conhecem Salvador e serve de cenário para registrar a viagem destes turistas pela capital baiana. Não deixe de fora do roteiro uma visita ao Elevador Lacerda, afinal ele é um dos principais cartões-postais de Salvador e possui um das mais belas paisagens com vista panorâmica da Cidade Baixa.

Written by admin in: salvador | Tags:, , ,
mai
08
2011
0

As praias de Salvador

Quem pensa que Salvador oferece somente atrações como a cultura, a gastronomia e os pontos turísticos históricos, engana-se. A capital dos baianos, que é considerada a terceira maior cidade do país, também possui em meio ao asfalto as belas paisagens naturais de suas praias. As praias de Salvador agradam a todos os públicos, preferências e estilos e seus cenários são emoldurados por uma natureza exuberante formada por coqueiros, areia branca e águas cristalinas. A orla de Salvador mede cerca de 40 quilômetros de extensão e inicia na Praia da Ribeira e segue até a Praia do Flamengo e dividem-se entre a parte baixa e a alta da cidade.

Algumas praias de Salvador estão localizadas mais próximas da parte movimentada da cidade como as praias da Barra (Porto da Barra e Farol da Barra), da Ondina, Rio Vermelho, Pituba e outras.  Já outras praias de Salvador se localizam um pouco mais afastadas do centro da cidade e atraem turistas e moradores pela beleza natural como a Praia de Jaguaribe. A natureza está  em plena sintonia com a tranquilidade na Praia de  Jaguaribe. Com águas propícias para a prática de esportes aquáticos como o surf, a praia é bastante procurada por surfistas. O visual da praia ainda é composto por coqueiros e areia branquinha. A praia é divida em três trechos: Jaguares, Sesc e Terceira Ponte.

Praia do Porto da Barra

Outra praia de Salvador que merece uma visita é a Praia de Itapuã.  Descrita e homenageada em versos pelo poeta Vinicius de Morais, a praia está localizada no bairro de Itapuã e ainda preserva o ar pitoresco de quando era ainda um antigo bairro de Salvador. É no bairro de Itapuã que está também a famosa Lagoa do Abaeté, com suas águas escuras e cercada por dunas e vegetação nativa formam uma das paisagens mais belas de Salvador. Itapuã é uma praia tranqüila e conhecida por abrigar um dos cartões postais de Salvador, o Farol de Itapuã. Está cercada por coqueiros, areias brancas e águas claras.

Opções de belas praias não faltam em Salvador, seja em praias badaladas, praias mais tranqüilas ou em zonas boêmias. Cada uma com seu encanto e beleza. Faça sua escolha para agitar ou descansar numa das praias de Salvador e desfrute de todas as belezas naturais destes paraísos dentro da capital baiana. Na dúvida sobre qual praia visitar, tente conhecer todas! Com certeza, motivos não faltarão. 

mai
02
2011
0

Hotéis de estilo em Salvador

Salvador surpreende seus visitantes eu tudo. A cidade revela uma surpresa em cada esquina. O rico patrimônio histórico, as manifestações culturais, a saborosa gastronomia baiana, as festas religiosas e eventos famosos como o Carnaval. Sem falar da completa e diversificada rede hoteleira de Salvador, com opções para todos os gostos, bolsos e estilos. Em termos de Hotéis Salvador oferece alternativas que agradam a todos os púbicos, desde os mais simples até os mais exigentes. Mas existem hotéis em Salvador que superam simples expectativas e surpreendem pela originalidade. Dentre estes hotéis estão o Hotel Zank, o Convento do Carmo e A Casa das Portas Velhas.

O Hotel Zank, situado no boêmio bairro do Rio Vermelho, retrata em suas instalações a arte de viver brasileira através de períodos artísticos. Os 20 apartamentos estão distribuídos entre o casarão e o anexo, sendo que os períodos barroco, colonial e modernista ficam no casarão e a ala minimalista (clássico contemporâneo, tropicalista, neo-barroco e raízes) no anexo. Tudo decorado com muito requinte e estilo, utilizando um mobiliário antigo e objetos de arte de antiquários e ateliês. O hotel oferece serviços exclusivos e personalizados com itens como enxoval de algodão egípcio nas acomodações. Uma excelente dica para quem gosta de exclusividade e conforto.

Zank hotel

Zank hotel

No Centro Histórico de Salvador outras excelentes opções de hospedagem prometem encantar o turista. No primeiro hotel histórico de luxo do país, o Convento do Carmo, o hóspede encontra, além de sofisticação e muito conforto, serviços especiais como SPA, saunas, Fitness Center, piscina e restaurante especializado na gastronomia portuguesa. Pertencente a rede Pestana de Hotéis, tradicional rede hoteleira portuguesa com hotéis instalados em lugares históricos como castelos, o Hotel Convento do Carmo foi erguido no ano de1586, pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas. Hoje transformado em hotel de luxo, apaixona quem o conhece. Ideal para quem gosta de requinte e bem estar.

O luxo do Hotel Convento do Carmo

O luxo do Hotel Convento do Carmo

Ainda no Centro Histórico de Salvador, mais precisamente no Largo da Palma, está o Hotel Casa das Portas Velhas. O nome inspirado em antigas portas recolhidas dos casarões do Centro Histórico serviu para denominar e decorar o hotel. Além de muita originalidade e estilo, o hotel dispõe de charme em seus ambientes. .Além das portas velhas, que fazem parte da decoração do hotel, existem diversos objetos de arte e móveis antigos. Tudo em harmonia e requinte. Dentre os serviços oferecidos estão uma boutique com artigos antigos e peças de arte e o restaurante Gourmet.

Hotel Boutique A Casa das Portas Velhas

Hotel Boutique A Casa das Portas Velhas

Desfrute destas e outras regalias você se hospedará com estilo em Salvador. Para quem gosta de atendimento individualizado, aliado ao conforto e sofisticação, são ótimas sugestões de hospedagem na capital baiana. Com tantos estilos, difícil será escolher qual se encaixa melhor a sua personalidade.

 

mai
01
2011
0

Salvador é também arte e cultura

Salvador é a cidade das diversidades culturais. A capital da Bahia, um dos destinos turísticos mais visitados do país, além de reunir belas paisagens naturais, um rico patrimônio histórico, a apimentada gastronomia típica e muitas outras atrações, oferece aos turistas diversos eventos culturais. Como toda grande cidade, Salvador possui teatros e espaços culturais, onde estão retratadas todas as artes: dança, música, teatro e artes visuais. Quem visita Salvador tem a oportunidade e o privilégio de desfrutar de vários eventos artísticos.

A variedade e a diversificação cultural em Salvador são uma atração a parte. O turista pode escolher um leque de programação cultural à disposição nos espaços culturais da cidade. O roteiro cultural em Salvador vai além do que visitar o Centro Histórico e o Pelourinho para conferir o batuque contagiante do Olodum. A adoração pelos orixás do candomblé, as danças típicas e os costumes enchem os olhos dos visitantes no teatro Miguel Santana (Pelourinho) com o Show Folclórico da Bahia. Mas a cultura em Salvador não é somente música e dança. Envolve arte e magia. Encanta e apaixona.

Casa Jorge Amado

Casa Jorge Amado

São exposições de arte retratadas em peças de antiguidades, imagens sacras, em objetos que fazem parte do cotidiano dos baianos, em quadros de pintura assinados por renomados artistas nacionais e estrangeiros ou em mostras fotográficas. A arte está em bibliotecas, museus, espaços culturais, teatros e em cada canto da cidade. São muitas as opções e dicas culturais para serem conferidas em Salvador, principalmente no que diz respeito às artes visuais. Dentre os locais para serem visitados estão o Museu de Arte Sacra (Ladeira de Santa Tereza), Museu da Cidade (Pelourinho), Fundação Casa Jorge Amado (Centro Histórico) e muitos outros.

E o melhor é que o turista tem a oportunidade de apreciar toda esta cultura em Salvador de forma gratuita já que a maior parte das exposições artísticas na cidade não cobra entrada. Se programe quando estiver em Salvador e visite algumas destas exposições culturais e além de usufruir de todos os encantos e atrações desta cidade abençoada por todos os santos, tome um banho de cultura. Seguem algumas dicas de exposições em cartaz na cidade:

– “Bahia – Litoral e Sertão”: imagens do início do século XX retratam a relação econômica e social entre o litoral e o sertão baiano. No Museu Tempostal (Pelourinho), até 30 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. Entrada gratuita.

– “Grito! Ano Mundial da Árvore”: fotos, relevos, esculturas do artista Frans Krajcberg. Peças confeccionadas em cipó e troncos de madeira queimada, retiradas diretamente de florestas onde houve depredação, além de relevos e fotos. Na Sala de Arte Contemporânea (Palacete das Artes Rodin Bahia) até 05 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, sábado, domingo e feriado das 13h às 17h. Entrada franca

-“Life Style”: exposição de trabalhos do artista israelense David Gerstein. São obras sobre diversos temas decorrentes de elementos encontrados no meio ambiente e com estilo definido como pós-arte. No Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória) até 19 de junho, de terça a sexta-feira, das 14h às 19h, sábado e domingo, das 14h30 às 18h30. Entrada franca.

 

Written by admin in: salvador | Tags:, , , ,

Copyright © Salvador da Bahia