abr
30
2011
5

Festas religiosas de Salvador

A religião e a fé são características marcantes do povo de Salvador. O baiano cultua seus santos católicos, seus orixás do candomblé, os deuses e as divindades. O respeito à religião é ensinado desde criança e está presente na vida de cada baiano. A religião faz parte da história da Bahia e os antepassados que colonizaram esta terra deixaram marcas e uma herança muito forte em relação à religiosidade. E o sincretismo do baiano está presente no seu dia a dia e principalmente nas diversas festas e homenagens aos santos e orixás.

Festa de Nosso Senhor do Bonfim

Festa de Nosso Senhor do Bonfim

Na Bahia durante todo o ano são realizadas as chamadas festas religiosas, chamadas também de Festas de Largo.  E não pense que as festas dedicadas aos santos e divindades tem somente missas ou cultos. As festas profanas na Bahia tem e carregam muito mais do que celebrações e homenagens. Como tudo o que o baiano faz tem alegria e animação, suas festas religiosas não poderiam deixar de ter muita descontração e junto com as orações e procissões há música, samba, dança e claro, muita comida típica baiana.

As festas religiosas em Salvador acontecem de janeiro a dezembro e dentre as mais conhecidas estão a de Santa Bárbara na religião católica ou Iansã no candomblé, celebrada dia 4 de dezembro; seguida das homenagens á Nossa Senhora da Conceição da Praia, dia 8 de dezembro e da tradicional Lavagem do Bonfim (em janeiro). Esta é por sua vez uma das mais famosas festas religiosas populares de Salvador que reúne milhares de fiéis, soteropolitanos e turistas, junto a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Sagrada Colina. Além da missa e procissão, as baianas lavam as escadarias do templo e benzem os fiéis com água-de-cheiro. Tudo com muita animação e o batuque dos blocos de afoxé.

festa de Iemanjá em Salvador

festa de Iemanjá em Salvador

Após a Lavagem do Bonfim as festas religiosas prosseguem em Salvador com as homenagens à rainha do mar, Iemanjá, que ganha no bairro do Rio Vermelho umas das mais lindas festas da cidade. Os festejos para Iemanjá, no dia 02 de fevereiro, tomam conta da Praia do Rio Vermelho com oferendas, música e dança. Já em setembro, dia 27, os homenageados são os irmãos Cosme e Damião. A principal característica dos festejos para os santos gêmeos celebrados pelo candomblé e umbanda, é a distribuição do caruru (prato típico da culinária baiana que parece uma espécie de guisado preparado com quiabo e camarão).

As festas religiosas promovidas em Salvador são uma ótima maneira para conhecer os costumes, a cultura e a religiosidade do povo da Bahia. Além de serem também alegres e excelentes dicas de diversão na cidade. Programe-se para prestigiar uma destas festas durante sua estada em Salvador e além de se divertir muito, você estará ganhando energia e as bênçãos de todos os santos da Bahia.

 

Written by admin in: salvador | Tags:, , ,
abr
26
2011
1

Olodum – o ritmo da paixão em Salvador

Quem nunca ouviu os tambores do Olodum e não sentiu um arrepio quando o bloco começa a desfilar pelas ruas do Pelourinho, não pode dizer que já conheceu Salvador. O turista que visita a capital baiana tem que fazer uma parada obrigatória no Centro Histórico e conhecer  a percussão marcante do grupo afro Olodum, uma das paixões e orgulho dos baianos.

O colorido das roupas do bloco e o som contagiante dos tambores do Olodum não deixam ninguém parado. Até os turistas mais desajeitados, como alguns estrangeiros que não tem samba no pé, não ficam indiferentes ao batuque do Olodum.  Sucesso dentro e fora do Brasil, o Olodum carrega no currículo várias participações em clipes musicais com artistas internacionais como Paul Simon e Michael Jackson. Além do sucesso mundial, o Olodum ganhou no Carnaval de 2011 um dos maiores reconhecimentos da música baiana, o Troféu Dodô & Osmar 2011. O grupo foi vencedor nas categorias “Melhor Cantor Afro” e “Cantora Revelação”.

Todo este sucesso e exposição na mídia não tiram o foco e a humildade dos integrantes do Olodum.  O Grupo que foi fundado em1979 é bem mais do que uma banda ou grupo afro de Salvador e expande seu trabalho em prol da defesa dos afro-brasileiros. Como organização não-governamental o Olodum representa a força e a luta da raça negra, desenvolvendo trabalhos dentro das comunidades carentes de Salvador. Com sede no Centro Histórico, no Pelourinho, o Olodum é responsável por trabalhos na área social como um grupo de teatro, o Bando de Teatro; a Escola Olodum, a Banda mirim e Banda Olodum.

Olodum

Olodum

A banda, criada no carnaval baiano de 1987, hoje é formada por 19 músicos que já se apresentaram em 35 países e fazem sucesso por onde passam. Na área social o Olodum oferece gratuitamente cursos na Escola Olodum. Dentre os cursos estão o de Percussão, Informática Cultural e Produção Cultural. O objetivo é desenvolver o exercício da cidadania e preservação da cultura afro dentre as crianças e jovens das comunidades carentes de Salvador. Da escola saem os músicos que formam a Banda Mirim do Olodum. Composta por crianças de sete a 15 anos, a banda já participou de diversos eventos culturais em países como a Alemanha, França e Japão. Da Banda Mirim já saíram grandes revelações do cenário musical baiano como os músicos Lucas de Fiori (vocalista da banda Olodum) e Macio Brasil (percussionista de Ivete Sangalo).

O Olodum é arte, cultura, cidadania e exemplo de que quando queremos e acreditamos num mundo melhor é possível vencer. O Olodum é o resgate da herança negra e valorização deste povo que lutou e sofreu injustamente. É a banda que leva o nome da Bahia para o mundo. E orgulho para todos os soteropolitanos e baianos. Quem quiser sentir de perto toda a emoção do Olodum tem a oportunidade de conferir o som da banda todas as terças-feiras, no evento “Terça da Benção”, tradicional show do Olodum realizado na Praça Teresa Batista, Pelourinho

 

Written by admin in: salvador | Tags:, , , ,
abr
25
2011
0

Visite o Pelourinho em Salvador

É praticamente impossível falar de Salvador, sem citar o Pelourinho. Situado dentro do Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho traduz toda a cultura e alma baiana. Pelas ladeiras e estreitas ruas de paralelepípedos estão retratados parte da história de Salvador, os costumes do povo da Bahia e toda a arte desta terra. Parada obrigatória para quem visita Salvador, o Pelourinho ou “Pelô”,como é chamado pelos soteoropolitanos, concentra além de atividades culturais, uma ótima estrutura com hotéis, pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e roupas e galerias de arte.

A arte do Pelourinho

A arte do Pelourinho

Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Ali estão todas as manifestações culturais da Bahia. Em cada esquina encontra-se algo novo e inusitado. Rodas de capoeira, mulheres trançando o cabelo de turistas, o batuque dos tambores do Olodum, das meninas da Diná ou ainda de outros grupos folclóricos que usam o Pelourinho como palco para apresentar sua arte. Visitar o Pelourinho é uma ótima maneira de conhecer e entender toda a cultura da Bahia.

Se antigamente o lugar era motivo de sofrimento, pois a expressão “pelourinho” era designada como o local onde os senhores de engenho castigavam os escravos hoje é pura alegria. É o espaço democrático, onde todos tem o direito de manifestar-se e de viver livremente, sem amarras.

Ladeiras do Pelourinho

Ladeiras do Pelourinho

Para quem deseja ir mais além de uma visita, saiba que no Pelourinho estão um dos melhores hotéis de Salvador. Um destes é o Hotel Convento do Carmo, o primeiro hotel histórico de luxo da cidade. Com uma completa infraestrutura o Convento do Carmo é uma excelente opção para quem busca conforto, aliando a sofisticação e história. Outras dicas interessantes de hospedagem no Pelourinho, são os hotéis Villa Bahia, próximo a Igreja de São Francisco e que homenageia os navegadores portugueses em suas instalações e ainda a Pousada Solar das Artes, que combina arte com conforto.

Já para quem gosta de conhecer novos sabores e experimentar novos temperos, o Pelourinho reserva bons restaurantes e um destes, bem típico, é o Cravinho. Localizado no Terreiro de Jesus, o Cravinho oferece aos visitantes cerca de 30 misturas diferentes de bebidas e deliciosos petiscos como a moela frita. Outra alternativa que vale a pena conhecer é o Restaurante Maria Mata Mouro, abrigado num casarão do século 17, situado na Rua da Ordem Terceira. Com requinte e tradição, o restaurante tem no cardápio opções de gastronomia contemporânea e culinária típica baiana. Vale a pena experimentar!

O Pelourinho é tudo isso e muito mais. Mas para entender o seu significado é preciso conhecê-lo. É preciso andar por suas ruas e sentir a magia que emana do lugar. Por isso, quando estiver em Salvador não deixe de fazer uma visita ao Pelourinho. Você vai se apaixonar.

 

abr
21
2011
1

Bares de Salvador participam do Comida di Buteco

Bares, restaurantes e botecos de Salvador estão participando até o dia 15 de maio do concurso gastronômico “Comida di Buteco”. Na 4ª edição, o concurso que é realizado a nível nacional, teve início dia 15 de abril e premiará o melhor tira-gosto através de votação popular dos consumidores e do voto de uma comissão de jurados. Este ano, o concurso usa como slogan “Eu boteco, tu botecas, Nós Comida di Buteco” e tem como novidade as receitas que levam o maxixe, um tipo de hortaliça tradicional no Nordeste e que é parente da abóbora e do pepino.

Maxixe - tema do Comida di Buteco 2011

Maxixe - tema do Comida di Buteco 2011

O concurso acontece ao mesmo tempo em 15 cidades brasileiras, dentre estas Salvador. Na capital baiana, o “Comida di Buteco” terá a participação de 31 bares baianos que irão mostrar o melhor do tempero e da culinária baiana em deliciosos petiscos. Além das receitas, o concurso avalia também outros itens dos bares como o atendimento, temperatura da bebida e higiene dos estabelecimentos. O turista que estiver em Salvador poderão participar provando os tira-gostos que participam do concurso e dar sua opinião, pela cédula disponível nos bares. O resultado do concurso sai dia 28 de maio.

O concurso gastronômico “Comida di Buteco” foi criado em Belo Horizonte no ano de 1999 pelo produtor e apresentador, Eduardo Maya com o propósito de escolher o melhor tira-gosto de boteco. A primeira edição aconteceu em 2000 e em 2008, passou a ser realizado em diversas cidades do país e a fazer parte do Guia Quatro Rodas. Confira a seguir os bares de Salvador que estão participando do concurso e participe! Alguns como o Bar Cruz do Pascoal, localizado no Centro Histórico de Salvador, estão em pontos turísticos da cidade e merecem agora, um motivo a mais para serem visitados.

Bares de Salvador no Comida di Buteco:
Bar do Edinho (Mexido do Edinho), Bar do Jonas (Maxixe na Nata), Espaço da Neya.com (Camarãoxixe), Recanto Tia Célia (Bolinho de bacalhau ao couve), Kanakaiana (Moqueca de roupa velha),Porto Caymmi (Maxixe ao supremo), Bar Koisa Nossa (Bacalhau do Papa com creme de maxixe), A Venda (Maxsiri),Bar do Luis (Koxixe), Aconchego da Zuzu (Maxixe a Moda da Zuzu), Jabá do Sertão (Maxixe ao vapor), Bêco da Rosária (Sushixe), Mocambinho Bar (Maxixe embriagado), Cantina do Julliu’s (Palitinho Al maré com maxixe), Escondidinho Bar e Restaurante (Na Moita), Jô da Bahia (Piriguete), Bar do Peixouto (Peixixe no Arpão), Navona Bar do Tonho (Maxixe di buteco), Recanto da Lua Cheia (Maxixe da lua), Barbicha Grill (Empanadinho de maxixe), Vista pro Mar (Maxixe à moda Vista pro mar), Thyliu’s  Sabores do Lula (Refogado especial), Bar do Ulisses (Acaxixe), Bar Cruz do Pascoal (Carne de sol com maxixe), Itiúba –Bode na Brasa (Baião de bode com maxixe), Lulas Bar (maxixê), Bar da Bira (Maxixe regional), Biritódromo (Maxixada), Flor do Engenho (Caranguejo a la maxixe), Bar das Meninas (Maxixe chique do Sertão) e La Kantuta (Pukakapa de charque com geléia de maxixe)

 

Written by admin in: salvador | Tags:, , , ,
abr
16
2011
0

A curiosa Feira de São Joaquim em Salvador

Salvador tem muitas características e lugares que a diferenciam de qualquer outro lugar do mundo. O Pelourinho, as praias do Farol da Barra, de Itapuã, o boêmio bairro do Rio Vermelho e muitos outros pontos turísticos e características fazem de Salvador esta cidade turística conhecida mundialmente. Mas há algumas coisas que somente quem é de Salvador ou da Bahia conhecem e passam incógnitas pelos turistas que visitam a cidade, uma destas é a Feira de São Joaquim.

Produtos da Feira de São Joaquim

Produtos da Feira de São Joaquim

A Feira de São Joaquim é a maior feira da cidade e também do Nordeste, ocupando um espaço de 60 mil metros quadrados da Cidade Baixa, no bairro do Comércio.  Ao todo são dez quadras, com quatro mil boxes espalhados por 22 ruas. Se o tamanho impressiona, imagine então a variedade dos produtos comercializados. Desde itens da culinária baiana com diversos alimentícios como legumes, verduras, frutas, carnes, peixes, temperos e ingredientes típicos como azeite de dendê até artesanato como peças em cerâmicas, esteiras e balaios. Produtos para casa como panelas e vestuário em geral também podem ser encontrados na feira, além de artigos religiosos como de candomblé e ervas. Sem falar de animais como galinhas e até bodes.

Feira de São Joaquim

Feira de São Joaquim

A feira que já é um patrimônio cultural de Salvador foi criada nos anos 60 e era chamada de Feira de Água de Meninos, por ficar num bairro com este mesmo nome.  Após ser destruída por um incêndio passou a ser a atual Feira de São Joaquim. Além de ser um ponto diversificado de venda e centro de abastecimento para o comércio da cidade, a feira contribui para a economia da cidade, pois é responsável por gerar emprego para a população de Salvador, já que mais de sete mil pessoas trabalham no local.

Seja para fazem uma simples visita ou para comprar alguma coisa, uma passada pela Feira de São Joaquim pode ser uma dica interessante para quem está em Salvador. Além de ter contato com a comunidade local, você poderá conhecer curiosidades e  autênticos produtos que só existem aqui, nesta cidade abençoada por todos os orixás. Então, seja para matar a curiosidade ou para levar uma lembrancinha típica de Salvador, passe na Feira de São Joaquim. O horário de funcionamento da feira é de segunda a sábado, das 5h às 18h e no domingo, das 5h às 12h. Com certeza, você não vai se arrepender!

 

abr
13
2011
0

O charme da Praia do Forte na Bahia

Para quem visita Salvador, na Bahia, além de poder usufruir de todas as praias e atrações da capital dos baianos, há ainda excelentes opções de lugares próximos à cidade que também são ideias para o descanso e diversão. Um destes locais é a Praia do Forte, situada  no município de Mata de São João, na chamada Costa dos Coqueiros. A apenas 70 quilômetros de Salvador, a Praia do Forte é a mais famosa e conhecida do litoral Norte de Salvador e o acesso é fácil, pela chamada estrada do Coco.

A beleza da Praia do Forte

A beleza da Praia do Forte

Destino procurado pela maioria dos turistas que visita Salvador, a Praia do Forte reúne belas paisagens, história e uma ótima infraestrutura. Sua rica e preservada natureza concentra rios, mata nativa, lagoas, coqueirais e mais de 12 quilômetros de praias cercadas de águas cristalinas, coqueirais e areias claras. Próximo ao vilarejo de pescadores está a praia do Porto, onde fica a pitoresca Capela de São Francisco de Assis,as barracas de praia e também onde está o maior movimento de turistas.

Já a denominada praia do Eco Resort,é mais isolada e possui ondas pequenas. Na praia chamada Papa Gente a atração são as piscinas naturais com águas cristalinas formadas na maré baixa, perfeitas para um mergulho com snorkel para observar a grande variedade de peixes.

Além das praias, a Praia do Forte oferece aos turistas atrações históricas e uma completa infraestrutura. Ò endereço da sede nacional do Projeto Tamar e do Instituto Baleia Jubarte. O projeto Tamar foi fundado nos anos 80 e tem como objetivo monitorar as tartarugas marinhas. Para entrar na área do Projeto é preciso pagar.

Praia do Forte

Praia do Forte

Como atração histórica a Praia do Forte guarda até os dias de hoje a mais antiga construção portuguesa e também a primeira edificação arquitetura residencial militar no Brasil, o Castelo Garcia D’Ávila. Localizado a cerca de três quilômetros da Vila, o castelo agora está em ruínas, mas retrata parte da história do Brasil e foi construído entre os anos de 1551 e 1624, homenageando o feitor e almoxarife da Cidade de Salvador e da Alfândega, Garcia D’Ávila.

Mas não é são somente atrações históricas e belezas naturais que fazem parte da Praia do Forte. O destino conta com uma ótima estrutura de hotéis para todos os gostos e bolsos. Desde pousadas pequenas e charmosas até resorts sofisticados. O agito à noite está na vila, onde fica a rua principal, a Alameda do Sol que é também fechada ao tráfego de carros e conta com diversos restaurantes, lojas e barzinhos com música ao vivo. Nos restaurantes estão pratos da gastronomia internacional, culinária típica baiana e comida caseira.

Portanto, se tiver oportunidade de esticar sua viagem quando estiver em Salvador para conhecer outros lugares próximos, visite a Praia do Forte. Uma excelente dica para conhecer um dos destinos mais famosos da Bahia

 

Written by admin in: salvador | Tags:, , ,
abr
04
2011
0

Um roteiro pela culinária de Salvador

Conhecer Salvador não é somente visitar seus pontos turísticos e suas belas praias. A capital da Bahia tem e oferece muito mais que isto aos turistas. Além dos atrativos naturais e pontos históricos e culturais, Salvador tem como destaque uma rica e saborosa gastronomia que não pode ficar incógnita para quem visita a cidade. Se você está com viagem marcada para visitar a capital dos baianos, prepare-se para além de se encantar com a beleza e a magia desta cidade, também se render aos sabores e aromas da terra de Jorge Amado, Caetano e de tantos outros artistas famosos.

A comida baiana está ligada às heranças dos antepassados que colonizaram Salvador, tendo forte presença dos povos indígena, negro e europeus (portugueses). A culinária da Bahia tem como marca principal o uso do azeite de dendê, da pimenta e de outros temperos típicos como o coentro. Portanto, para apreciar e provar algumas das especiarias baianas é preciso moderação para quem não está acostumado com temperos fortes e quentes. Para auxiliar você na hora de conhecer a culinária de Salvador e dar dicas dos melhores e mais conhecidos lugares que servem a comida típica, damos a seguir algumas dicas.

baiana de acarajé

baiana de acarajé

A primeira dica é sobre o acarajé, o mais famoso quitute baiano. O acarajé nada mais é do que um bolinho preparado com feijão fradinho ralado e frito no azeite de dendê. Como recheio leva vatapá e camarão. Praticamente em todas as ruas de Salvador existe uma baiana com seu tabuleiro vendendo acarajé. Dentre as mais famosas estão as baianas Dinha e Cira, ambas montam seus tabuleiros diariamente no Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho.

Além do acarajé, há várias outras comidas típicas, a maioria elaborada com frutos do mar. Destaque para as moquecas que podem ser feitas com peixes, siri, camarão, dentre outros. Ainda há outros pratos típicos como o bobó de camarão, vatapá, caruru e abará. Dentre os restaurantes mais freqüentados e famosos de Salvador especializados na culinária baiana estão o Solar do Unhão, que além da culinária baiana oferece um show folclórico; o Iemanjá, localizado na Praia da Armação, o da Dadá, a cozinheira mais conhecida da Bahia e muitos outros restaurantes situados nos hotéis da cidade, como os restaurantes dos hotéis Tropical da Bahia, Othon, Pestana e Villa Bahia, que servem cardápios com pratos típicos e cozinha internacional. Outra excelente dica para provar a comida baiana é visitar o Restaurante do Senac, que está localizado no Largo do Pelourinho. O restaurante é uma boa alternativa para quem deseja conhecer a gastronomia baiana, já que serve bufê de comidas típicas.

comida baiana

Na hora da sobremesa, num roteiro gastronômico por Salvador não pode faltar as típicas cocadas baianas, também vendidas em todos os tabuleiros das baianas. Mas há ainda outra delícia em Salvador que agrada a todos os soteropolitanos e os turistas: o sorvete da Ribeira. São dezenas de sabores oferecidos na Sorveteria da Ribeira, a mais antiga e conhecida sorveteria da cidade que em 2011 está fazendo 80 anos. O segredo de todo o sucesso é a maneira como o sorvete é preparado, artesanalmente e a variedade de sabores. Entre os sabores mais pedidos estão os a base de frutas típicas como o de mangaba, umbu, cajá, cupuaçu e o de tapioca. Então, pronto para montar seu roteiro gastronômico por Salvador?  Prepare-se e aproveite todas as delícias típicas e sabores desta terra linda, mágica e também saborosa.

 

Copyright © Salvador da Bahia